NFT (Non-Fungible Token): Código Blockchain de Autenticidade das Artes Digitais

 

NFT (Token Não Fungível) é, na realidade, um código atrelado à uma obra digital, seja ela qual for, baseado na rede Blockchain,  que dá garantia ao seu autor ou proprietário a originalidade, autenticidade e segurança, impedindo a sua reprodução e trocas, mas apenas transferências, mediante preço estipulado.
Para transformar uma obra física (um quadro, escultura) em um token NFT, ele obviamente deverá ser digitalizado com uma boa qualidade, de preferência com scanner plano ou 3D, transferindo para o meio digital.

Neste caso, agora você tem duas peças originais: uma física e uma digital, que podem ser vendidas juntas ou separadas.

Cabe ao autor ou proprietário da obra definir qual será a única negociável, haja visto a sua valorização, no que tange à escassez.

Alguns ítens já tokonizados podem ser vistos no site CryptoArt, onde estão listados.

Quando você compra um ítem que possua a autenticidade do token NFT, registrado na rede Blockchain, você tem a garantia da autenticidade da obra.

Qualquer ítem digital que o seu autor ou proprietário julgue necessário garantir a sua autenticidade, pode atrelar a ele um código NFT, para garantir a originalidade da sua obra e, ao mesmo tempo, maiores valores de comércio, pois se torna única.

Qualquer pessoa pode criar sua imagem, GIF, vídeo ou escanear uma obra ou ítem físicos, atrelando o código NFT em plataformas blockchains compatíveis, normalmente na rede Ethereum, que é a mais utilizada atualmente.

Você vai precisar de uma carteira compatível com a rede Ethereum, pra onde vai enviar uma quantidade de ETH mínima para cobrir as taxas das transações.

Algumas das plataformas mais populares são a Opensea, Mintable e Rarible.

As carteiras Metamask, Gateio e Trustwallet também são mais usuais.

Definidas a plataforma e a carteira, basta fazer up load do seu arquivo digital, definir uma coleção da qual ele fará parte e atribuir um preço de negociação à sua arte, que pode ser fixo ou leilão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é criptomoeda

O segredo das criptomoedas

DeFI - Finanças Descentralizadas