Conheça 9 tipos de carteiras para guardar criptomoedas

 
Existem 9 tipos de carteiras diferentes para você guardadr suas criptomoedas. Vamos ver as diferenças, vantagens e desvantagens entre elas.

As carteiras para criptomoedas são protegidas por uma senha composta por dois códigos criptografados, que são uma chave pública e outra privada.

A sua chave pública é como se fosse os dados da sua conta bancária (agência e conta), que você passa para as pessoas depositarem dinheiro pra você. 

A sua chave privada é a sua senha de acesso direto à sua conta. Portanto, não deve ser passada para pessoas que não são da sua confiança.

Normalmente é um código, relativamente grande, composto de letras, números e símbolos. Algumas vezes, uma sequência de 12 palavras aleatórias, que devem ser digitadas numa ordem definida.

Em alguns casos, o login é apenas usuário e senha.

Desktop Wallet:

São carteiras via software que você vai baixar e instalar no seu computador para poder utilizar, enviar e receber os seus bitcoins;

 Elas são divididas em três subcategorias: Full Node, Electron e Multiwallet.

Essas três carteiras elas possuem algumas vantagens algumas desvantagens, compartilhadas entre elas. Por exemplo, algumas vantagens é que são fáceis de  utilizar  e elas possuem interface interativa, você consegue ver o seu saldo, receber e enviar diretamente por ela.

Você consegue fazer isso diretamente do seu computador, só precisa estar conectado à internet. Porém elas possuem algumas desvantagens, pois por elas estarem no seu computador, elas podem ser hackeados se o seu computador tiver algum tipo de vírus que roube as suas chaves privadas. Então, você tem que ter um pouco de cuidado porque se seu computador for infectado, você pode acabar perdendo os seus fundos.

Também pelo fato dela estar no HD no seu  computador e se você não tiver um backup das chaves privadas dessa carteira você vai perder as suas carteiras e nunca  mais vai recuperar.



Full Node:

Esse tipo de carteira possui o blockchain integrado no seu software. Ela possui vantagens e desvantagens.  

Ela é bem simples e fácil de ser utilizada e você consegue enviar e receber suas criptomoedas, bastando colocar o endereço. Você consegue ainda ver o seu histórico de todos as transações.

A maior desvantagem desse tipo de carteira é que você precisa fazer  o download e a sincronização de todos os blocos da rede blockchain para o seu computador. Estamos falando de downloads gigantescos, na ordem de 50 Gb (Monero) a 100 Gb (Ethereum), com o agravante de que cada  só dá suporte a uma cripto.

Electrum:

Este tipo também tem vantagens e desvantagens. A principal vantagem dela é que você não precisa fazer o download e sincronização de todos os blocos da blockchain, apenas precisa fazer a partir do momento que você criou a sua carteira, dali pra frente e não dali pra trás.

É mais rápida e mais estável que a Fullnode e tem suporte pra várias criptomoedas e não precisa ficar aguardando o tempo de sincronização. Logo que é feito o download já pode utilizar.

Ela é bem superior a Full-Node, em comparação a não ter que fazer o download do blockchain, porém nem todas as moedas possuem suporte para a carteira electron. 

Multi-Wallets:

São carteiras que possuem suporte para várias criptomoedas juntas, no mesmo software.

Jaxx é Exodus são um bom exemplo.  

É um tipo de carteira muito legal para quem possui muitas criptomoedas e que quer guardar numa  única carteira, sem precisar baixar vários  programas, o que é uma alternativa bem  interessante.

Outra vantagem também é que você não precisa sincronizar a blockchain e fazer aquele download dos blocos.

Algumas das desvantagens é que as taxas de transação delas são um pouco mais elevadas do que as outras e, em algumas delas, os servidores não estam diretamente alocados na blockchain.

Mobile-Wallets:

Essas carteiras você consegue instalar diretamente do seu celular.

Suas grandes vantagens são a mobilidade e a disponibilade de acesso a qualquer momento.

Você não precisa estar logado no seu computador, o que deixa suas transações muito mais rápidas e fáceis.

Outra vantagem  também que possuem é a disponibilidade de um código QR, que você consegue, com a câmera do seu celular, escanear o código da carteira de uma outra pessoa para enviar ou receber criptomoedas de forma bem mais ágil.

Alguma dessas carteiras também possuem suporte para várias criptomoedas e, também, não é necessário fazer o download do blockchain.

A desvantagem  dessas  carteiras é que geralmente são armazenadas em servidores e são susceptíveis a vírus.

Online-Wallet:

Essas carteiras possuem algumas vantagens, por exemplo, você consegue utilizar em qualquer lugar com acesso à internet. Como por exemplo, do seu celular, no seu computador ou no computador do seu amigo. Você consegue acessar rapidamente e enviar criptomoedas.

São muito  rápidas de serem criadas e você  só faz um login e senha, como se fosse criar um e-mail.  A partir dai você não precisa sincronizar blocos, fazer download, nada disso.

Geralmente, não precisa ter a sua chave privada, basta o login e a senha para você acessar sua carteira.  

Essas carteiras também possui algumas  desvantagens, já que são  armazenadas em servidores e em grandes quantidades, o que acaba se tornando alvos fáceis para rackers.

Browser-Wallet:

É uma carteira instalada diretamente no seu navegador.

Ela é praticamente uma carteira online, pois tem as mesmas qualidades e defeitos da carteira online. 

É bem simples de utilizar pois é só você clicar no atalho do seu navegador. 

Metamask é um exemplo deste tipo de carteira.

A desvantagem em relação às demais carteiras online primeiro é que você vai ter que baixar uma extensão para o navegador. Além do uso em computadores públicos, pois você tem que lembra de fazer o logout para desconectar, como nas Lanhouses.

Exchange-Wallet: 

São as carteiras das casas de câmbio.

As vantagens dessas  carteiras é que possuem uma grande variedade de criptomoedas e você não precisa de uma chave privada para cada uma delas.

Outra grande vantagem é a possibilidade de se fazer a troca de moedas diretamente lá (Day Trade) e as taxas são bem razoáveis.

Neste tipo de carteira, ambém não é necessário uma sincronização dos blocos da rede blockchain.

Porém, elas possuem uma grande desvantagem pois são o meio menos seguro de se guardar criptomoedas, porque você está confiando a terceiros para guardar as suas criptomoedas.

Elas guardam essas criptomoedas em servidores, que são grandes alvos de ataques de rackers. Não são poucos os casos de casas de câmbio que foram atacadas com roubos de fundos.

Ou mesmo, elas podem simplesmente sumir com suas criptomoedas e falar que perderam.

Paper-Wallet:

São as carteiras de papel, impressas. Também são chamadas de Cold-Wallet ou Cold-Storage.

A grande vantagem dessas carteiras é que são bem seguras.

Você não depende de terceiros e nem preciso ter instalado no seu computador. Ela é simplesmente a o seu endereço público e o seu endereço privado, sendo que algumas delas ainda possui um código QR em um papel impresso.

Então, ela não tem como ser hackeada, uma vez que você cria as carteiras sem acesso à internet, imprimi e guarda em lugar seguro.

Mas, como ela não possui uma interface interativa, ela só estará vulnerável  a partir do momento que você quer por exemplo enviar bitcoin da sua carteira.Aí você vai precisar digitar esse código em um computador para poder fazer a transferência. Nesse momento aí ela já deixam de ser 100% seguras, porque pode ser que seu computador esteja infectado.

Hardware-Wallet:

São carteiras físicas via hardware (Tipo Pendrive), que são componentes eletrônicos que funcionarão como carteiras, plugados diretamente ao seu computador. A Trezor é uma das mais populares.

Há, aí, uma semelhança com a carteira de papel. Porém, com algumas vantagens sobre as de papel. São praticamente imunes a vírus e  ataques hacker, pois não possuem no  sistema dela a chave privada, utilizam código PIN.

Também, são conectadas diretamente à rede blockchain e você não precisa depender de servidores para armazenamento e não precisa fazer o download da blockchain.

Mas, uma grande desvantagem é o seu preço. 

























                        



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é criptomoeda

O segredo das criptomoedas

DeFI - Finanças Descentralizadas