DeFI - Finanças Descentralizadas
o wi-fi é a abreviação de Finanças descentralizadas
As Finanças descentralizadas significam serviços financeiros que não são controlados por ninguém,ou seja, bancos ou sistemas de pagamentos de cartão de
crédito ou até mesmo bancos centrais não podem controlar e limitar geograficamente, autoritariamente ou até oferecer os usuários restrições sobre seu próprio dinheiro.
Os protocolos DeFI usam a rede Blockchain para verificar, validar e descentralizar o sistema.
E, apesar do DeFI ser conhecida por estar rodando na blockchain ethereum, esses protocolos podem ser criados em qualquer rede Blockchain,inclusive na do Bitcoin.
Mas, o fato é que hoje o Ethereum é o berço das DeFI e os contratos inteligentes e aplicações descentralizadas evoluíram mais rápido no ecossistema ethereum porque ele utiliza linguagem de programação com a Solidity, que foi Projetada especificamente para criar e implementar contratos inteligentes.
São Esses contratos que possibilitam toda a cadeia de eventos que a DeFI organiza e automatiza. Compras diretas, empréstimos, Seguros, Cloudfunding, derivativos, apostas e diversas operações financeiras, já comuns no mercado tradicional e Centralizado, estão surgindo agora em DeFI.
Cortar intermediários em todos os tipos de transações é uma das principais vantagens desses protocolos.
É o que torna as negociações mais rápidas, baratas e globais.
Por exemplo, digamos que você queira comprar um Tesla e você quer deixar programado um contrato onde você só vai de fato comprar o seu Tesla se seu saldo em ethereum chegar a 300 mil reais. Para isso você precisa conectar sua Wallet com seu saldo em ethereum a um contrato inteligente que vai disparar a compra do seu Tesla automaticamente quando seu portfólio chegar lá no valor que você estabeleceu no contrato ou seja 300 mil reais. Ou seja, se seu portfólio valorizar o contrato automaticamente gera uma ordem de compra de um Tesla Lá para Elon Musk e seu carro está garantido, sem vendedor, sem concessionária, sem assinar a papelada,sem verificação de crédito com o banco. tudo automático.
Isso é só um exemplo. Esse tipo de compra de Tesla ainda não existe, não é possível. É só uma perspectiva do que pode ser possível no futuro próximo, a nossa vida financeira vai poder ser completamente programada não só no sentido de previsível, mas também no sentido de ser programada em códigos matemáticos e computacionais, ficar mais planejável.
Mas então vamos falar agora sobre o que já existe. dos tipos mais comuns de aplicativos.
Exchanges Descentralizadas (DEXs):
São plataformas que ajudam os usuários a trocar criptos entre si.
As DEXs conectam usuários em uma plataforma descentralizada, um software tipo Emule ou BitTorrent, utilizados no passado, só que ao invés de onde trocar músicas você vai trocar criptos, de forma descentralizada.
As plataformas mais comuns são: UNISWAP, PANCAKE SWUAP, SUSHI SWAP e 1INCH.
Estas plataformas SWAP (Troca em inglês) são para trocas de criptos descentralizadas.
StableCoins:
É o segundo tipo de aplicação descentralizada, que são moedas pareadas e lastreadas em moedas tradicionais, como Real, dólar ou Euro, tudo isso para estabilizar o preço e poder fazer o dinheiro se comunicar com os protocolos descentralizados.
USDC, DAI, TUSD são exemplos stablecoins conhecidas.
Plataformas de Empréstimos:
São aplicações que usam contratos inteligentes para substituir intermediários e bancos.
Os Protocolos de empréstimos mais comuns são AAVE e COUMPOUND.
esses empréstimos em DeFI são baseados em garantias.
Ou seja, para fazer um empréstimo usuário precisa colocar uma garantia, geralmente ETHe ou um TOKEN que alimenta o Ethereum (ETH), que significa que os usuários não revelam a sua identidade ou histórico de crédito para fazer um empréstimo.
Bitcoins Embrulhados (Wrapped Bitcoin):
Bitcoin embrulhado ou wBTC, é um token ERC-20 cujo valor é lastreado 1:1 com Bitcoin e cujo objetivo é facilitar a migração de valor do Bitcoin para o ecossistema DeFi do Ethereum.
A iniciativa, que começou em 24 de janeiro de 2019, visava criar um token que representasse o Bitcoin dentro do blockchain Ethereum.
Este token foi criado para ser trocado com um valor de 1: 1 com o Bitcoin .
Ou seja, para emitir 1 wBTC é necessário bloquear 1 BTC, e da mesma forma, ao queimar ou retirar 1 wBTC obtemos em troca 1 BTC.
O que é controverso em tudo isso é que, embora o wBTC seja um token amplamente usado no DeFi, sua operação de custódia torna este token um token CeFi ou Finanças Centralizadas.
É uma forma de enviar Bitcoin para rede ETHEREUM. Permite fazermos algo que normalmente não podemos fazer com o Bitcoin: interagir com o ecossistema de smart contracts de Ethereum, e com ele todo o mundo crescente de DApps e o DeFi que está sendo criado nesse blockchain.
Saiba mais sobre wBTC
Mercados de Previsão:
São mercados para apostar no resultado de um evento futuro.
Como eleições, jogos de futebol, corrida de carros, etc...
Tudo isso sem intermediários e descentralizadas e automatizadas.
Se você perder a aposta, o seu valor vai ser automaticamente descontado do seu saldo no fim do evento. Não espera para você pagar para quem ganhou aposta, é tudo automático.
Money Legos:
São aplicativos que são como moléculas, que podem ser combinados para construir novos produtos financeiros, de acordo com o objetivo envolvido em cada contrato.
Então,você pode montar cada aplicação como ela se ver melhor para o seu objetivo.
Mas você já deve ter se perguntado se é seguro investir em DeFI.
Na verdade, é bem arriscado, é mais arriscado que só comprar e guardar Bitcoin ou só comprar e guardar ethereum.
Muitos acham que o DeFI é o futuro das Finanças e que investir em uma tecnologia inovadora no início pode fazer você ganhar muito dinheiro.
Mas, até para para os estudiosos desse mercado, é muito difícil distinguir os bons dos ruins. E tem muitos projetos ruins aparecendo por aí. Por isso não é bom se jogar de cara em qualquer protocolo, sem estudá-lo.
Existem muitos bugs e os contratos inteligentes são muito poderosos e não podem ser alterados depois que as regras estão incorporadas no protocolo, o que geralmente estão nos Bancos permanentes e com isso aumenta o risco.
Comentários
Postar um comentário